Biografia

|

Biografia Cassiane
Atualizada em 2009

Filha do casal José dos Santos e Castália dos Santos, Cassiane nasceu num lar evangélico, no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense (RJ), em cuja Igreja Assembléia de Deus congregam, desde pequena. Com apenas 3 anos, já cantava em cultos com o apoio da família. Antes, porém, uma prova de fé marcou sua vida.



Com apenas 11 meses de idade, Cassiane contraiu uma doença que até hoje ninguém soube diagnosticar. Numa das crises, levada ao posto do antigo INPS, em Nova Iguaçu, foi dada como morta. Sua mãe, contudo, não aceitou aquele diagnóstico, apegou-se às orações e reporta que Deus restaurou a vida da sua menina.


Ela descobriu que cantar louvores a Deus seria sua forma de agradecer. Gravou seu primeiro disco (um LP) aos 8 anos de idade, e daí em diante, não parou mais.


Carismática e agraciada com uma voz incomum, exibe timbre de voz singular e admirável domínio de público. Seu estilo agrada tanto ao público jovem como ao adulto, a quem gosta de louvores vibrantes e de adoração. Seus hinos refletem o amor de Deus até nos problemas comuns do dia-a-dia.


Casou-se em 1994 com o também cantor, além de maestro e produtor musical Jairo Manhães (Jairinho), seu amigo de infância. Têm 3 filhos, Jayane, Caio e Joshua. Cassiane e Jairinho gravaram juntos músicas românticas para a coletânea "Amo Você" da gravadora MK Music, e, devido ao sucesso dessas canções, passaram a gravar CDs juntos. Atualmente, residem na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, que sedia a sua gravadora própria, Reuel Music e Editora (incluindo a Reuel Studios, do grupo), onde atualmente grava e que também é seu estúdio de mixagem musical.


Ela já gravou 17 trabalhos musicais, com destaque para os sete últimos CDs: "Sem Palavras" - disco de ouro (1996), "Para Sempre" - disco de platina (1998), "Com muito Louvor" - disco de diamante (1999), "Recompensa", disco de platina duplo (2001), "A Cura", disco de platina (2003), "Sementes da Fé" - disco de platina duplo (2006) e "Faça Diferença", disco de platina triplo (2007). O primeiro DVD da artista foi lançado em 2006, com 26 faixas, junto com o CD que traz mais 14 canções. "Cassiane - 25 anos de muito louvor" foi gravado ao vivo na Catedral das Assembléias de Deus de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 8 mil pessoas.


Em 2005, Cassiane foi nomeada a primeira pastora pela sua Igreja, a Igreja Assembléia de Deus.


Comprometimento


Cassiane é uma das cantoras mais populares do meio gospel. Contudo, apesar do tamanho de seu talento, esse fato só colabora para deixar claro que seu trabalho é antes de tudo, encarado como um ministério. Nunca deixou de cantar, numa igreja que fosse, por questões financeiras ou por interesse pessoal. Certa de que sua missão é levar o Evangelho de Cristo aonde quer que possa, suas apresentações tomam sua semana de domingo a domingo. Num grande teatro ou numa igreja humilde, Cassiane vive verdadeiramente aquilo que canta em todos os aspectos de sua vida e sempre está pronta para ir aonde Deus mandar.


Sua música conquista, a cada dia, mais espaço, graças a seu caráter devocional. Em forma de louvor, agradecimento ou súplica, suas canções falam diretamente aos corações daqueles que têm algo a contar. "Nunca fui capaz de recusar um convite por causa de dinheiro ou porque a igreja fosse humilde ou localizada em lugar de difícil acesso. Ninguém me obrigou a ser cantora. Logo, se faço por livre escolha, tenho de fazer sempre com bom grado e da melhor maneira possível. Tenho dentro de mim que o que eu faço é para Deus, não para homens. E para o Senhor, só o melhor", declara Cassiane. Em 2005, ela e o marido, o maestro Jairinho Manhães, foram ordenados pastores. Isso fez de Cassiane a primeira pastora das Assembléias de Deus do Brasil, um dos mais belos frutos daquilo que o seu ministério tem provocado na vida daqueles que, de alguma maneira, receberam ministração dela, acompanhada da unção do seu canto de louvor.


Sucesso


O sucesso de Cassiane está relacionado à sua entrada na gravadora MK Music em 1992. O primeiro álbum gravado pela MK foi "Atualidades". Nos anos seguintes, vieram "Força Imensa" e "Puro Amor".


A carreira de Cassiane decolou em 1996 com o lançamento do álbum "Sem Palavras", que lhe valeu o primeiro disco de ouro. A faixa "Imagine" conquistou as paradas de sucesso da época. Dois anos depois, foi lançado o disco "Para Sempre". A faixa "Vou seguir" alcançou as paradas de sucesso da maioria das emissoras de rádio evangélicas.


Em setembro de 1999, Cassiane lança o álbum Com Muito Louvor, seu álbum de maior sucesso, que teve como faixas de maior sucesso as canções "Com Muito Louvor", "Com Cristo é Vencer" e "Hino da Vitória". Com Muito Louvor é o segundo disco gospel brasileiro mais vendido da história (atrás somente do CD "Preciso de Ti" do grupo Diante do trono), com mais de 1 milhão e meio de cópias vendidas até dezembro de 2008, segundo ABPD. Em 2000, ganhou uma versão Song Book. Atualmente o CD possui todas as suas canções regravadas em alguns idiomas, predominantemente o espanhol.


Em 2001 foi apresentado o álbum Recompensa. Recompensa, Muita Unção, 500º e Minha benção, foram os maiores sucessos, esta última já regravada por diversos cantores entre eles Padre Marcelo Rossi. Este álbum de Cassiane já vendeu mais de 750 mil cópias.


No mesmo ano lançou com o seu marido, Jairinho, um álbum de músicas românticas e religiosas: O Amor é Mais. Este trabalho trouxe ainda a participação de Jayane, filha do casal, que à época tinha apenas 3 anos de idade. Em 2002, é lançado o 2º álbum com Jairinho. Cada instante de nós dois.


No ano seguinte, Cassiane traz o álbum A Cura, que recebeu críticas pela mudança no estilo musical. Vendeu 650 mil cópias. Este disco saiu da fábrica com 100 mil cópias vendidas. Segundo Jairinho, que além de marido é produtor dos discos de Cassiane, este foi um dos trabalhos mais complexos. Destaque para as faixas: Tremendo e santo, A cura, Não negue a Jesus, Jesus, Contigo está e Sinfonia de Louvor.


O terceiro álbum de Cassiane e Jairinho, Você e Eu, chega no ano seguinte e trás uma produção mais jovial, em comparação as anteriores. Com ênfase em teclados, violões e guitarras, este disco já não conseguiu acompanhar o sucesso dos anteriores. Mas ainda sim, vendeu mais de 150 mil cópias.


O décimo quinto álbum da cantora, Sementes da Fé, resgatou a "ginga pentecostal" que consagrou Cassiane como uma das maiores intérpretes da música gospel. A produção trazendo arranjos mais simples, criou um certo contraste em relação ao seu álbum solo anterior, mas não perdeu a qualidade que ela sempre trás em seus trabalhos. Podemos citar canções como: Louve Sempre, Esconderijo do Altíssimo e Perfume da Unção, como as mais bem sucedidas do CD. Com este trabalho, Cassiane ganhou os prêmios de "Melhor projeto Gráfico" e "Melhor álbum pentecostal" no Troféu Talento do ano seguinte, e pelas vendagens de mais de 600 mil cópias vendidas.


Ainda em 2005, Cassiane grava seu primeiro DVD e CD ao vivo, comemorando mais de 25 anos de carreira. O trabalho reuniu seus maiores sucessos e ainda trouxe a canção inédita "Quero encontrá-lo" muito bem aceita pelo público. Cassiane 25 anos de muito louvor, foi lançado em 2006.Este seria o último disco solo de Cassiane pela Mk Music.


Faltando apenas um disco romântico com seu marido, para que encerrasse seu vínculo com a gravadora MK, Cassiane e Jairinho lançaram Falando de Amor. O álbum trouxe apenas uma faixa pentecostal. Com menor divulgação por parte do grupo pertencente à família Oliveira, o disco não obteve vendagem compatível com os anteriores.


Ao longo de sua história na gravadora, Cassiane participou de diversos projetos musicais, paralelamente a seus trabalhos solo e em dupla. Como por exemplo as coletâneas Amo você, 10 anos de muito louvor, Geração de adoradores, Série Grandes Nomes, Louvor de todos nós, MK CD Ouro e outros, além de participar de CDs de cantores da gravadora como Banda e Voz, Ministério Unção Ágape e eventos como Canta Brasil 500, Canta Rio, Canta Bairros, Cantares, Culto da 93FM e outros. Também apresentou o programa televisivo dominical Conexão Gospel, em que alternava com Marina de Oliveira o comando da atração até o ano de 2003.


Repercussão mundial


Os hinos interpretados pela cantora Cassiane também são sucesso fora do Brasil, mas não na voz da cantora e sim na voz de cantores de renome da música evangélica em espanhol e até em italiano que regravaram as canções e colocaram em seus CDs oficiais, sendo um grande sucesso. Canções como Com Muito Louvor do compositor Elizeu Gomes (Alaba a Dios), Hino da Vitória de Rozeane Ribeiro (El Himno de Victoria) e Oferta Agradável a Ti (Ofrenda Agradable) dos compositores Ana e Edson Feitosa, todas do CD “Com Muito Louvor” lançado em 1999, que vendeu mais de 1 milhão de cópias, ganharam versões em espanhol na voz do cantor Danny Berrios, com interpretações e arranjos um pouco diferentes e interessantes. Um vídeo muito bonito é da cantora Lourdes Toledo, que interpreta Alaba a Dios que está presente em seu DVD “Quiero Alcanzar” de 2005. Todos esses cantores são de Porto Rico e tem uma carreira consolidada nos países de linga hispânica. Outra versão interessante é a canção Com Muito Louvor em italiano interpretada pela cantora Marcela Raya e Com Cristo é Vencer (de Daniel e Samuel) na voz da cantora Wanda Rivera. Há versões não só de Cassiane, mas também de outros cantores, o que mostra a importância dos compositores brasileiros e seus intérpretes no cenário nacional e latino também.

Programa Levitas

Inspirada no modelo do programa Idols a cantora gospel lançou o programa de calouros Levitas, que estreou em maio de 2009 pela Rede CNT de Televisão.


Mais Informações Sobre Vida & Carreira de Cassiane: http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Cassiane 

CURIOSIDADE: CASSIANE JÁ VENDEU MAIS DE 10 MILHÕES DE CDS AO LONGO DE 30 ANOS DE MINISTÉRIO VIVA AO SOM DOS LOUVORES

 

©20/2011 . | Gutho Almeida (Welisson) 2O14 BlogDaCassiane